O advogado e deputado Wilde Oliveira de Lima, nasceu em 15 de novembro de 1923, na cidade de Vitória da Conquista no Sudoeste da Bahia, filho de Nelson Ávares Lima e de Zelina Oliveira de Lima.
Cursou o Primário no Colégio Carneiro Ribeiro, Uruçuca e o Secundário no Colégio Marista, Salvador – Bahia. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Bahia (UFBA), em 1942, foi membro do Diretório Acadêmico do Curso de Direito desta instituição educacional superior.
Foi assessor do secretário de educação do estado, professor Anísio Teixeira, 1948; promotor interino do município de Condeúba, de Itapicrucu, 1951 e de Itabuna todas na Bahia; professor de Literatura Universal e Português e de História e Geografia no Colégio Divina Providência; participou da fundação do Colégio Firmino Alves e da Companhia Nacional dos Ginásios. Integrou o movimento regional frente itabunense de Ação Renovadora – FIAR; fundador e consultor jurídico Telefônica Sul Baiano e presidente do Lions Clibe de Itabuna. Fundador da faculdade de Direito e da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), colaborador dos jornais Diário da Tarde e Ilhéus, Intransigente e o Diário de Itabuna. Em Salvador: Promotor, 1967, professor de Direito Romano na Faculdade Católica do Salvador (UCSAL). Professor de Ciências Políticas da Academia da Polícia Militar; consultor jurídico da Associação dos Prefeitos; Procurador Geral da Justiça, 1975, fundador da Biblioteca da Instituição, desembargador, 1978 e Corregedor geral e vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia e presidente da 3ª Comarca Civil do Tribunal de Justiça, 1993. Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.
Foi eleito deputado estadual (1959-1963 e reeleito 1963-1967. Título de cidadão de Itabuna, Sapeaçu e Santo Antônio de Jesus na Bahia; Medalha Wilde Lima, criada pela Comarca de Itabuna; Grande Oficial da Ordem do Mérito da Bahia, 1987; Medalha Marechal Argolo Visconde de Itaparica. Homenageado com seu nome no Salão do Júri do Fórum Ruy Barbosa, Itabuna e o Fórum de Santo Antônio de Jesus,
Faleceu em 8 de julho de 1997.