Nasceu a 13 de junho de1881, filho de Egas Carlos Moniz de Aragão e Maria Leopoldina Moniz Sodré de Aragão.
Fez seus estudos no Colégio Sete de Setembro. Ingressou na Faculdade de Direito da Bahia e se formou em 1903. No ano seguinte fez concurso para professor substituto da aludida Faculdade, e depois para catedrático de Direito Criminal. Na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, lecionou Direito Criminal no curso de bacharelado e no curso de doutorado. No ensino de Grau Médio, foi catedrático de Geografia da Escola Normal da Bahia, hoje Instituto Central Isaias Alves.
Advogado e jornalista exercia as duas profissões, havendo sido redator dos jornais O Tempo, O Jornal e diretor do Diário da Bahia.
Foi eleito Deputado Estadual para a legislatura de 1909-1912. Desde ano até 1920, representou a Bahia na Câmara Federal. Desde 1920 até 1926, eleito Senador da República, teve destacada atuação, apresentando projetos de magna relevância para os interesses da nação.
Na administração, ocupou o cargo de Secretário do Interior e Justiça no Estado do Rio de Janeiro, no Governo do Contra-Almirante Protógenes de Oliveira Guimarães.
A obra que o consagrou como jurista, por toda a sua vida, foi As Três Escolas Penais e, mais tarde, Curso de Direito Criminal.