Nasceu em 3 de janeiro de 1904, na Cidade do Salvador, Bahia, filho de Adolfo Valente e Angélica Santos Pereira Valente.
Fez todos os seus estudos em sua cidade natal, diplomando-se em Direito pela Faculdade de Direito da Bahia, em 1925, e iniciando-se imediatamente na advocacia, da qual nunca se afastou por toda a vida.
Exerceu vários cargos públicos estaduais na Bahia, entre os quais se destacam os de Consultor Jurídico do Estado e de Juiz do Tribunal Eleitoral da Bahia.
Ingressou na política por eleição a Deputado Estadual, em 1935, com expressiva votação.
Com a redemocratização do país, em 1945, elegeu-se Deputado Federal pela Bahia, destacando-se como membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.
Mesmo assim, não interrompeu o exercício da advocacia especializada em Direito Comercial, tento que montou escritório no Rio de Janeiro, então Capital da República, onde exercia o mandato político.
Foi presidente do Conselho Seccional da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil, representando-a, Junto ao Conselho Federal no Rio de Janeiro.
Foi sócio do Instituto dos Advogados da Bahia cuja presidência exerceu no biênio 1943/45. Foi membro, também, da Associação Comercial da Bahia, sendo homenageado por aquela entidade de classe, depois de falecido, com a instituição do Prêmio de Direito Comercial que leva seu nome, conferido a cada cinco anos ao melhor trabalho jurídico no ramo.