O Advogado e Professor Francolino Gonçalves de Queiroz Neto, nasceu em Itajuipe, Sul da Bahia, Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Ilhéus, um orgulho da região cacaueira.
Professor titular de Direito Penal da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Membro efetivo da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP-Paris).
Advogado Criminalista militante, cuja atuação no Tribunal do Júri era brilhante, pelo brilho da eloquência e do vasto conhecimento jurídico-penal.
Autor de obras como: Brasil Parlamentarista, A Educação Escolar e a Região Cacaueira, Reflexões sobre a Inseminação Artificial Humana, Crime e Comunidade Caueira, além de Penas Restritivas de Direitos na Reforma Penal, uma valiosa contribuição às letras jurídicas, com o seu posicionamento contrário a pena de morte, na defesa da reedução dos delinquentes.
Foi Professor em diversos Colégios de Ilhéus, como Instituto Municipal de Educação e Instituto N. Senhora da Piedade. Era maçon., tendo sido por diversas vezes Venerável da Loja Maçônica regeneração Sul Bahiano.
Era casado com a Dra. Mirêta Vivas Araújo G. de Queiroz.
Faleceu aos 82 anos de idade, em 23 de fevereiro de 2006.