Francisco Marques de Góes Calmon

Você esta aqui: Página Inicial > Informes > Francisco Marques de Góes Calmon

Nasceu em 06 de novembro de 1874, na Cidade do Salvador, Bahia, filho de Antônio Calmon Du Pin e Almeida e de Maria dos Prazeres de Góis Calmon.

Fez o curso secundário no Colégio Florência, em Salvador, ingressando na Faculdade de Direito de Recife, em 1890, diplomando-se em 1894, quando regressou à Bahia.

Ainda recém-formado, figurou entre os fundadores do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e, em 1897, assumiu o cargo de Fiscal do Banco da Bahia, por nomeação do Ministro da Fazenda.

Também em 1897, fundou, com um grupo de advogados de Salvador, o Instituto da Ordem dos Advogados da Bahia (atual Instituto dos Advogados da Bahia), em cuja presidência exerceu vários mandatos, por escolha dos associados.

Especializou-se em Finanças, inclusive com viagens de estudo à Europa, nos anos de 1906, 1912 e 1916.

Apesar de seu pouco entusiasmo pela política, foi eleito Governador do Estado da Bahia no quadriênio 1924/1928, do qual saiu admirado e aplaudido por suas realizações e pela austeridade no cumprimento do mandato.

Publicou inúmeros trabalhos sobre a matéria de sua especialidade em revistas de todo o país, nos quais mostrou uma notável visão do que representaria para a economia nacional uma política de abertura de vias de comunicação.

Faleceu em 29 de janeiro de 1932.