Nasceu na cidade de Feira de Santana, Bahia, em 11 de dezembro de 1856, filho de João Justiniano Ferreira Bastos e Maria Alvina de Oliveira Bastos.
Iniciou os estudos no Seminário Menor, em Feira de Santana e, dois anos depois, passou para o Seminário Maior de Santa Tereza, onde concluiu o curso em 1875. Em 1878 seguiu para São Paulo, ali se matriculando na Faculdade de Direito. 1882 Transferiu-se para a Faculdade de Direito de Recife, onde se diplomou no ano seguinte.
Em 1883, foi nomeado Promotor Público da comarca de Camisão, hoje Ipirá. Em 1884, era Juiz Municipal. Em 1990, foi nomeado Juiz de Direito de Caitité, servindo, posteriormente, em Caravelas e Amargosa. Em 1892, foi nomeado Juiz de 1ª entrância e, em 1897, Conselheiro do Tribunal de Apelação e Revista.
Iniciou sua carreira no magistério superior em 1897, como professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Bahia, passando depois a lecionar Direito Romano.
Ocupou o cargo de direito da Faculdade de Direito da Bahia até o falecimento.
Foi membro fundador da Academia de Letras da Bahia.
Dentre outros trabalhos de notável valor jurídico, publicou: Estudos de Direito Penal e Elementos de Educação Cívica e Direito.
Faleceu em Salvador, a 09 de fevereiro de 1939.