Edgar Matta

Você esta aqui: Página Inicial > Informes > Edgar Matta

Nasceu em Nazaré, Bahia, no dia 21 de junho de 1892, filho de Eurico Matta e Urbana Meirelles Matta.

Após os primeiros estudos na cidade natal, transferiu-se para Salvador, completando o ciclo de instrução secundária no Colégio Ipiranga e no Ginásio da Bahia.

Aos 16 anos ingressou na Faculdade Livre de Direito da Bahia, formando-se em 1913, aos 21 anos. De volta a Nazaré das Farinhas, dedicou-se ao jornalismo e à advocacia, já cuidando do iniciante movimento sindical brasileiro, entre 1914 e 1924. Assumiu a chefia do executivo Municipal em 1920, com a intenção pioneira de soerguer industrialmente a cidade. De 1925 a 1927 foi Deputado Estadual.

Voltou à sua vocação d advogado, no cargo de Consultor Jurídico da Federação dos Trabalhadores Baianos. Precursor do sindicalismo cívico vitorioso, escreveu o livro Democracia Industrial e Controle Operário e liderou grandes multidões nos movimentos patrióticos da década de 1940.

Foi professor de Economia da Universidade Federal da Bahia, membro permanente do Conselho penitenciário do Estado, conferencista admirado e, por fim, famoso criminalista, que marcou época no Tribunal do Júri da Bahia.

Foi homenageado com vários títulos, entre os quais o de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia e com a outorga de seu nome ao Fórum da cidade natal.

Faleceu em Salvador, no dia 12 de novembro de 1974.