Nasceu a 04 de agosto de 1977, na antiga Vila da Barra do Rio de Contas, município de igual nome, na Bahia, hoje denominada Itacaré, filho de Maximiano de Araújo Leal e Joanna Rozalina de Freitas Leal.
Fez os estudos primários em canavieiras e os secundários no reputado colégio do professor Manoel Florêncio, em Salvador. Formou-se em Direito pela Faculdade Livre de Direito da Bahia.
Exerceu o cargo de Promotor Público, da Comarca de Amargosa, Bahia. Foi demitido, arbitrariamente, por ter escrito um artigo de crítica financeira ao governo, o que lhe ensejou colher triunfos maiores na advocacia, a que passou a se dedicar.
Elegeu-se Deputado Estadual e foi logo escolhido pelo governador Severino Vieira para elaborar a reforma penitenciária do Estado, o que lhe valeu a nomeação para o cargo de Diretor da Penitenciária e, sucessivamente, de Chefe de Polícia.
Transferindo-se para o Rio de Janeiro, voltou a advogar, até a nomeação para o cargo de Chefe de Polícia daquele Estado, que deixou para atender a nomeação ao alto cargo de Interventor Federal do Rio de Janeiro
Retornando à política, elegeu-se Deputado Federal pela Bahia.
Foi nomeado professor substituto de Direito Constitucional da Faculdade de Ciências Jurídica e Sociais e da Faculdade de Filosofia e Letras, na então Capital Federal, e logo em seguida foi elevado à cátedra da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Dentre suas obras se contam: Do Ato adicional à Maioridade; Germes do Crime e Prisão Preventiva; Teoria e Prática da Constituição Federal; e Constituição Federal.