Antônio Teixeira de Freitas

Você esta aqui: Página Inicial > Informes > Antônio Teixeira de Freitas

Nasceu em 19 de agosto de 1816, na Cidade de Cachoeira, Bahia, filho de Antônio Teixeira de Freitas e de Felicidade de Santa Rosa de Lima.

Fez seus estudos secundários em sua cidade natal e diplomou-se em Direito em 1837, na Cidade de Olinda, Pernambuco. Pouco depois de formado foi nomeado Juiz de Direito da Comarca de Salvador, mas, Por ter sido seu decreto de nomeação subscrito por João Carneiro da Silva Rego, um dos lideres do movimento revolucionário conhecido como A Sabinada, passou a ser perseguido pelo Governo constituído que o fez responder a processo, só obtendo a absolvição, depois de vários julgamentos, em 1839.

Sentido-se injustiçado em sua própria terra, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde passou a advogar com grande sucesso. Dedicou toda sua vida ao trabalho profissional e aos estudos de Direito, produzindo obras de calor até hoje louvado, como Consolidação das Leis Civis, em 1857, Código civil, em 1864, e Prontuário das Leis Civis (1876).

Mais uma vez foi injustiçado por sua gente, pois suas obras vieram a ter maior repercussão em países coirmãos sul-americanos, como foi o caso do Código Civil, argentino, conhecido como Código Bustamante, calcado nos seus ensinamentos e no seu projeto de Código civil, não aproveitado no Brasil.

Tão característica é a tendência a não lhe fazer justiça à vida e à obra, em sua própria pátria, que até a lápide aposta na fachada da casa de seu nascimento, em homenagem a sua memória, contém erro de mês e data de nascimento, absorvendo o equívoco de algumas antologias que o dão como nascido em 1817.

Seu falecimento ocorreu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1883.