Antônio Luiz Machado Neto

Você esta aqui: Página Inicial > Informes > Antônio Luiz Machado Neto

Nasceu no dia 12 de junho de 1930, sendo filho de Antonio de Sales Brito Machado e de Dolores Vasconcelos Machado.

Graduou-se em Direito, no ano de 1953, pela Faculdade de Direito da universidade Federal da Bahia. Em 1954, realizou curso na Universidade do Rio de Janeiro, seguindo-se uma complementação para o estudo de Filosofia do Direito, na Itália. Graduou-se, também, em Ciências Sociais, na Universidade federal da Bahia.

Ainda estudante, ministrou aulas de Sociologia em curso preparatório para vestibular. Após a sua formatura, foi aprovado em concurso para professor assistente da mesma disciplina, no Colégio Estadual da Bahia, Tradicional estabelecimento de ensino secundário. Submeteu-se a concurso de provas e títulos para a Livre-Docência de Introdução à Ciência do Direito, com a tese Sociedade e Direito na Perspectiva da Razão Vital, que recebeu o Prêmio Nacional de Filosofia. Também realizou concurso para catedrático da disciplina Sociologia do Instituto de Educação da Bahia com a tese Epistemologia Sociológica. Em 1968, submeteu-se a concurso público para a Livre Docência de Sociologia. Coordenou o Mestrado de Ciência Humanas da Universidade Federal da Bahia, até o seu falecimento. Candidatou-se à cadeira de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, na Universidade de São Paulo, com a tese Sociologia da Vida Intelectual Brasileira.

Participou, a convite, do setor social da Comissão de Planejamento Econômico do Estado da Bahia. Em 1962, transferindo-se para Brasília, assumiu a coordenação do Curso de Ciências Humanas da universidade de Brasília.

Dentre suas obras estão: Dois Aspectos da Sociologia do Conhecimento; Sociologia e Teoria do Conhecimento; Introdução à Ciência do Direito; Fundamentação Egológica da Teoria Geral do Direito; Sociologia Básica; Para uma Sociologia do Direito Natural; Filosofia da Filosofia; Os Valores Políticos de uma Elite Provinciana; O Problema da Ciência do Direito; Atualidade de Dürkheim; Introdução à Ciência do Direito; Ordem Jurídica e Desenvolvimento Econômico.

Faleceu em Salvador, em 17 de Julho de 1977.