Aderbal Gonçalves

Você esta aqui: Página Inicial > Informes > Aderbal Gonçalves

Nasceu em 20 de dezembro de 1908, na cidade de Salvador, Bahia.

Diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela antiga Faculdade Livre de Direito da Bahia, em 7 de março de 1932.

Exerceu a advocacia por mais de três anos. Quando concursado, em 1935, passou a atuar como Promotor Público na comarca de Jeremoabo. Em 1936, também por concurso público, passou a exercer o cargo de Pretor. Logo depois, em 1938, novamente por força de aprovação em concurso, foi designado Juiz de Direito da comarca de Itaberaba. Desempenhou ainda a judicatura nas comarcas de Canavieiras e Serrinha, sendo posteriormente promovido para a 1ª Vara Cível da Capital. Em 1958, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça, tendo atuado como Vice-Presidente (1962/64) e Presidente (1965/66) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Na vida acadêmica, foi professor de Direito Civil da Universidade Católica de Salvador e da antiga Faculdade de Direito da Bahia, como contratado. Posteriormente, foi aprovado em concurso para docente-livre de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, com aprovação da tese o Instituto da Lesão, trabalho, este editado e muito consultado pelos juristas. Em 1954, foi aprovada em concurso público para o cargo de professor catedrático de Direito Civil, com a aprovação da tese Propriedade resolúvel, obra publicada pela Revista dos Tribunais.

Foi Chefe de departamento de Direito Privado e Diretor da Faculdade de Direito da UFBA no período de 1971 a 1974.

Em 17 de dezembro de 1979 recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, coroando a sua coroando universitária.

Faleceu em Salvador, no ano de 1982.