A Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba), empossou nova diretoria e o seu mais novo acadêmico Cleber Roriz Ferreira, cuja solenidade ocorreu no auditório Gervásio Oliveira na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na noite da quarta-feira (14) na cidade de Itabuna, sede da entidade.
A solenidade festiva foi prestigiada por autoridades, convidados, amigos e familiares dos acadêmicos que integram a Egrégia Casa.
A solenidade foi aberta pelo vice-presidente e ocupante da cadeira nº 1, Vercil Rodrigues, advogado, jornalista, escritor e idealizador da Academia, que no ato substituiu o presidente Leandro Coelho, que por motivo de viagem não pôde estar presente, após breves considerações quanto à criação da entidade, empossou o novo presidente Paulo Sérgio dos Santos Bomfim, que em seu discurso de posse falou sobre o papel da academia e conclamou os membros de sua diretoria, bem como os demais acadêmicos, a tornar ainda mais a Aljusba “uma casa das letras jurídicas comprometidas com o fazer jurídico regional, incentivando a produção intelectual nessa importante ciência que é o direito”.
A Aljusba tem em sua composição juízes, advogados, professores de cursos de direito, promotores, delegados, procuradores, desembargadores, jornalistas jurídicos, dentre outros.
Além de Paulo Sérgio dos Santos Bomfim, presidente, a Aljusba tem na sua diretoria Vercil Rodrigues, vice-presidente; Clodovil Moreira Soares, secretário-geral; Inocêncio de Carvalho Santana, diretor de biblioteca e arquivo e Leandro Alves Coelho, diretor financeiro.
O seu mais novo membro Cleber Roriz Ferreira, ocupará a Cadeira nº 18, que tem como patrono Edgar Matta. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), nas cadeiras de Direito Civil e Processual Civil entre os anos 1992 e 1997, e atualmente é juiz de direito na cidade de Ilhéus e juiz eleitoral em exercício da 26ª Zona Eleitoral, em Ilhéus.