Membros Honorários

Você esta aqui: Página Inicial > Membros > honorarios

euripedes
Nome: Eurípedes Brito Cunha

Eurípedes Brito Cunha nasceu na cidade de São Bento dos Perdizes, no Estado do Maranhão. Filho de Jeconias Lopes da Cunha…

Clique aqui para ver mais detalhes

Eurípedes Brito Cunha nasceu na cidade de São Bento dos Perdizes, no Estado do Maranhão. Filho de Jeconias Lopes da Cunha, “Sargento”, e da dona-de-casa Benta Brito Cunha. Ele baiano de Conceição do Coité e ela de São Bento Maranhão.

Iniciou o primário no município de Queimadas, no Estado da Bahia, concluiu os estudos na capital Salvador, no Colégio Macedo Costa, onde também cursou o Ginásio; e o Curso Clássico no Colégio  Central.

Concluiu o Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em outubro de 1959 – a famosa turma Clóvis Bevilacqua;  pós-graduou-se pela Universidade Católica do Porto, em Portugal, com especialização na Universidade de Paris. É um poliglota,  fala fluentemente o português, inglês e o espanhol.

Estagiou e ampliou seus conhecimentos advocatícios no escritório do Dr. Nelson de Almeida Pinto, no Comércio, em Salvador. Em seguida, montou seu próprio escritório, no Edifício D. João VI, no mesmo bairro, mudando-se, depois, para o atual endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 201, Edifício Empresarial Mix, 2º andar, Iguatemi, Salvador – Bahia – onde funciona a Brito Cunha Advogados, um dos maiores escritórios jurídicos da capital e de toda a Bahia.

Tem atuação marcante na Ordem dos Advogados/Bahia, na qual exerceu quase todos os cargos, desde presidente de comissões; de estágio de exame de Ordem até secretário, chegando a presidente (1989-1991) e conselheiro federal (1991-1993) por conta de sua competência e da luta em defesa das prerrogativas de sua classe. É, atualmente, conselheiro vitalício do órgão e professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/BA.

Na presidência da OAB, criou várias comissões, uma delas de grande repercussão nacional:  a Comissão do Meio Ambiente, bem como a Comissão do Advogado Iniciante; de Apoio ao Advogado; e as Sub-seções de Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Valença.

Há vários anos é colaborador e articulista da revista Síntese/IOB, jornais A Tarde, Tribuna da Bahia e jornal e revista Direitos. Nestes dois últimos, além de colaborador-nato, é Conselheiro Editorialista.

Devido aos relevantes serviços  prestados à Bahia, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Salvador, com a Medalha Tomé de Souza, e pelo Governo da Bahia com  o título de Comendador da Ordem do Mérito do Estado da Bahia (1991). Vale ressaltar que nosso colaborador e conselheiro editorialista é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB/Bahia) e do Instituto Baiano do Direito do Trabalho (IBDT), onde é presidente.

Tem recebido, ao longo dos anos, várias homenagens e prêmios na Bahia e fora dela, a exemplo dos diplomas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Seção da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB/CE).

saul_venancio
Nome: Saul Venãncio Quadros Filho

Professor e Advogado militante no Estado da Bahia, especialmente em sua capital Salvador. Foi líder estudantil…

Clique aqui para ver mais detalhes

Professor e Advogado militante no Estado da Bahia, especialmente em sua capital Salvador.

Foi líder estudantil na época do golpe militar de 1964, preso e processado. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1965 e 1966. Com seis anos de formado já participava da primeira eleição da seccional juntamente com um grupo de jovens professores da UFBA e da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), quando foi eleito conselheiro Seccional e reeleito no período seguinte, quando teve a oportunidade de presidir a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia. Daí em diante nunca deixou de participar da política associativa dessa. Fez parte da Comissão de ética e disciplina, diretor do jornal da OAB, posteriormente conselheiro seccional pela terceira vez.

No ano de 1999 quando foi eleito Conselheiro Federal. No período seguinte vice-presidente da OAB. Hoje, presidente a entidade pela segunda vez.

São seus lemas, frente a esta importante instituição o comprometimento com a defesa das prerrogativas profissionais do advogado e com a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito.

Entre as principais realizações como presidente da OAB Seccional da Bahia da OAB Bahia, estão: instalação de Salas dos Advogados, devidamente equipadas, na Justiça do Trabalho, no Fórum Ruy Barbosa (CAD), no Tribunal de Justiça do Estado, no Tribunal Regional Eleitoral, na Justiça Federal em Salvador e no Juizado de Brotas; instalação de Salas dos Advogados, devidamente equipadas, em diversas Subseções, a exemplo de Porto Seguro, Valença, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié, Jacobina, Itapetinga, Irecê, Eunápolis, Itororó, Macarani, Itambé e Araci; instalação de amplo estacionamento em Camaçari; aquisição das sedes próprias para as Subseções de Feira de Santana, Itaberaba e Vitória da Conquista; conclusão das sedes de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Brumado; reformas no Clube dos Advogados; reformas no Edifício João Mangabeira; realização de diversos cursos, seminários gratuitos; inúmeros convênios firmados, a exemplo do Jornal A Tarde, ACBEU, COAD (para atualização on line dos Advogados), Jus Podivm e Universidade de Coimbra (cursos de extensão); cursos regulares e videotecas da ESAD; interiorização do Exame de Ordem acesso à internet wi-fi gratuita em todas as Salas dos Advogados da Capital; edição pioneira do Catálogo das Sociedades de Advogados, dentre inúmeros outros serviços prestados à classe dos advogados.

Fundou no ano de 1979 a Saul Quadros advogados Associados, na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia e foi Procurador Geral do Município.