Advogado e fundador do DIREITOS (jornal e revista) e da Editora de Livros Direitos.
Clique aqui para ver mais detalhesAdvogado e fundador do DIREITOS, 1º jornal jurídico do norte-nordeste e 2º do Brasil; fundador da revista de igual nome e da Editora de Livros Direitos, autor da obra “Breves Análises Jurídicas” (Direitos Editora, 2010) – que está em sua terceira edição.
Nasceu em Gongogi, Sul da Bahia, em 5 de maio de 1967, filho de Elza Rodrigues da Silva.
Em 1997 terminou seu curso de História na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), depois, na mesma universidade fez o Curso de Especialização em História Regional e graduou-se ainda em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) no ano de 2010. Especializou-se também em Metodologia do Ensino Superior e Gestão Escolar.
Professor de História da Secretária Estadual de Educação da Bahia a mais de dez anos, onde também já exerceu as funções de vice-diretor e Diretor escolar.
Fundador do DIREITOS, 1º jornal jurídico do norte-nordeste e 2º do Brasil; fundador da revista de igual nome e da Editora de Livros Direitos, autor da obra “Breves Análises Jurídicas” (Direitos Editora, 2010) – que está em sua terceira edição.
Esta veia jurídica lhe rendeu o comentário do doutor em Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Maurício Freire Soares, ao afirmar, sem ressalvas, que o professor Vercil Rodrigues é um “dos grandes responsáveis pelo novo e auspicioso momento de produção e difusão das letras jurídicas no Brasil e, particularmente, na Bahia, contribuindo, decisivamente, para retomada de uma salutar e crescente atmosfera de efervescência cultural no seio da comunidade jurídica”.
Autor do livro Análises Cotidianas (Direitos Editora, 2010). Além disso, é também autor de dois livros inéditos: Tribunal do Júri e o Populismo em Itabuna – que serão lançados em breve; colunista dos jornais A região on line, A notícia, Gazeta Nordestina e colaborador dos jornais Agora e Diário Bahia.
Fundou no ano de 2011 com mais seis intelectuais na cidade de Itabuna, a AGRAL – Academia Grapiúna de Letras, a primeira do gênero em Itabuna, onde exerce a função de vice-presidente e ocupa a Cadeira 01. É membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), onde ocupa a Cadeira 21 e do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus – Bahia.
Advogado atuante em Itabuna e Região Sul da Bahia, além de membro efetivo e fundador da Academia
Clique aqui para ver mais detalhesAdvogado atuante em Itabuna e Região Sul da Bahia, além de membro efetivo e fundador da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna Grapiúna (Amalcarg) e da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL).
Filho do casal Tertuliano Pereira de Oliveira (nascido em Ferradas) e Olímpia Maria do Nascimento Oliveira (nascida no Rio do Braço). O advogado José Carlos é natural de Almadina (BA), nascido em 9 de junho de 1941.
José Carlos Oliveira teve sua base educacional em sua terra natal Almadina, e no Colégio Salesiano de Aracaju-SE. O Ginásio: 1ª Série no Colégio Salesiano de Aracaju; e da 2ª à 4ª no Ginásio de Jequié (BA). O Curso Científico no Instituto de Educação Regis Pacheco, também em Jequié. O Curso Universitário – Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a colação de grau em 11 de agosto de 1973.
No período de 10 de maio de 1976 a novembro de 1994, trabalhou no Ministério do Trabalho como Inspetor do Trabalho, Subdelegado do Trabalho em Itabuna, sendo aposentado como Auditor Fiscal.
Nascido em Itabuna no Estado da Bahia, no 14 de abril de 1983, advogado e consultor jurídico.
Clique aqui para ver mais detalhesNascido em Itabuna no Estado da Bahia, no 14 de abril de 1983, advogado e consultor jurídico (2006-2011). Professor universitário. Graduado em Direito (2001-2005). Pós-graduado em metodologia do Ensino Superior com especialização em Direito Tributário pela Unisul (2007-2008). Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Tributação e Meio Ambiente pela Universidade Católica de Salvador/UCSAL (2009-2011). Foi estagiário do Ministério Público de Minas Gerais atuando na defesa dos interesses difusos e coletivos, em especial, na área consumerista e ambiental. É integrante do NEF (Núcleo de Estudos Financeiros) com atuação na área de tributação municipal.
Atualmente é sócio do CP & B – Advogados Associados, professor de Legislação Trabalhista, Teoria do Direito, Direito Tributário e Direito Empresarial do Curso de Direito da UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura, e professor do Curso de Pós-graduação em Controladoria e Finanças onde ministra aulas da disciplina de Gestão de Tributos da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, ambas em Itabuna no Sul da Bahia.
Funcionário aposentado do Banco do Brasil e advogado atuante no Sul da Bahia, Graduado em Filosofia…
Clique aqui para ver mais detalhesFuncionário aposentado do Banco do Brasil e advogado atuante no Sul da Bahia, Graduado em Filosofia; Especialista em Direito Processual Civil e Psicopedagogia; Mestre em Cultura pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professor do Curso de Direito da disciplina Direito Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) em Itabuna – Bahia. Autor do Prefácio do livro Breves Análises Cotidianas (Direitos Editora, 2010) do bacharel em Ciências Jurídicas e idealizador-fundador da ALJUSBA, Vercil Rodrigues.
Nascido no dia 13 de maio de 1954, no povoado de Mutuns (Itabuna – Bahia), onde se fixava o clã dos Almeida…
Clique aqui para ver mais detalhesNascido no dia 13 de maio de 1954, no povoado de Mutuns (Itabuna – Bahia), onde se fixava o clã dos Almeida (Emídio Pereira de Almeida e Vitalina Santana de Almeida), filho de Osvaldo Reis e Waltemir Conceição de Almeida.
O advogado Cosme José dos Reis é Licenciado em Ciências Exatas (Biologia, Química, Matemática e Física), em 1977 Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tendo também alçado a licenciatura plena em Química pela UESC; Durante 25 anos atuou como professor de Química nos colégios: Ação Fraternal de Itabuna/AFI, Colégio Nossa Senhora da Glória, Colégio Nossa Senhora da Vitória (Ilhéus/Bahia), Colégio Divina Providência, Colégio Estadual de Itabuna/CEI, Colégio Comercial de Itabuna, Colégio Firmino Alves e Colégio Gama. Atualmente é Professor de Direito Penal e Processual Penal na Unime/Facsul
Em 20 de julho de 1995 graduou-se com o título de Bacharel em Direito pela UESC e passa atuar como advogado criminalista.
E no Tribunal do Júri já realizou mais de 100 júris, tendo atuado nos últimos 15 anos na condição de advogado, em mais de 3.000 mil processos.