Membros fundadores

Você esta aqui: Página Inicial > Membros > fundadores

vercil
Nome: Vercil Rodrigues Cadeira: 01

Advogado e fundador do DIREITOS (jornal e revista) e da Editora de Livros Direitos.

Clique aqui para ver mais detalhes

Advogado e fundador do DIREITOS, 1º jornal jurídico do norte-nordeste e 2º do Brasil; fundador da revista de igual nome e da Editora de Livros Direitos, autor da obra “Breves Análises Jurídicas” (Direitos Editora, 2010) – que está em sua terceira edição.

Nasceu em Gongogi, Sul da Bahia, em 5 de maio de 1967, filho de Elza Rodrigues da Silva.
Em 1997 terminou seu curso de História na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), depois, na mesma universidade fez o Curso de Especialização em História Regional e graduou-se ainda em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) no ano de 2010. Especializou-se também em Metodologia do Ensino Superior e Gestão Escolar.

Professor de História da Secretária Estadual de Educação da Bahia a mais de dez anos, onde também já exerceu as funções de vice-diretor e Diretor escolar.
Fundador do DIREITOS, 1º jornal jurídico do norte-nordeste e 2º do Brasil; fundador da revista de igual nome e da Editora de Livros Direitos, autor da obra “Breves Análises Jurídicas” (Direitos Editora, 2010) – que está em sua terceira edição.

Esta veia jurídica lhe rendeu o comentário do doutor em Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Maurício Freire Soares, ao afirmar, sem ressalvas, que o professor Vercil Rodrigues é um “dos grandes responsáveis pelo novo e auspicioso momento de produção e difusão das letras jurídicas no Brasil e, particularmente, na Bahia, contribuindo, decisivamente, para retomada de uma salutar e crescente atmosfera de efervescência cultural no seio da comunidade jurídica”.

Autor do livro Análises Cotidianas (Direitos Editora, 2010). Além disso, é também autor de dois livros inéditos: Tribunal do Júri e o Populismo em Itabuna – que serão lançados em breve; colunista dos jornais A região on line, A notícia, Gazeta Nordestina e colaborador dos jornais Agora e Diário Bahia.

Fundou no ano de 2011 com mais seis intelectuais na cidade de Itabuna, a AGRAL – Academia Grapiúna de Letras, a primeira do gênero em Itabuna, onde exerce a função de vice-presidente e ocupa a Cadeira 01. É membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), onde ocupa a Cadeira 21 e do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus – Bahia.

FOTO-JULAY-(12)
Nome: José Carlos Oliveira Cadeira: 02

Advogado atuante em Itabuna e Região Sul da Bahia, além de membro efetivo e fundador da Academia

Clique aqui para ver mais detalhes

Advogado atuante em Itabuna e Região Sul da Bahia, além de membro efetivo e fundador da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna Grapiúna (Amalcarg) e da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL).

Filho do casal Tertuliano Pereira de Oliveira (nascido em Ferradas) e Olímpia Maria do Nascimento Oliveira (nascida no Rio do Braço). O advogado José Carlos é natural de Almadina (BA), nascido em 9 de junho de 1941.

José Carlos Oliveira teve sua base educacional em sua terra natal Almadina, e no Colégio Salesiano de Aracaju-SE. O Ginásio: 1ª Série no Colégio Salesiano de Aracaju; e da 2ª à 4ª no Ginásio de Jequié (BA). O Curso Científico no Instituto de Educação Regis Pacheco, também em Jequié. O Curso Universitário – Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a colação de grau em 11 de agosto de 1973.

No período de 10 de maio de 1976 a novembro de 1994, trabalhou no Ministério do Trabalho como Inspetor do Trabalho, Subdelegado do Trabalho em Itabuna, sendo aposentado como Auditor Fiscal.

FOTO-JULAY-(14)
Nome: Leandro Alves Coelho Cadeira: 03

Nascido em Itabuna no Estado da Bahia, no 14 de abril de 1983, advogado e consultor jurídico.

Clique aqui para ver mais detalhes

Nascido em Itabuna no Estado da Bahia, no 14 de abril de 1983, advogado e consultor jurídico (2006-2011). Professor universitário. Graduado em Direito (2001-2005). Pós-graduado em metodologia do Ensino Superior com especialização em Direito Tributário pela Unisul (2007-2008). Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Tributação e Meio Ambiente pela Universidade Católica de Salvador/UCSAL (2009-2011). Foi estagiário do Ministério Público de Minas Gerais atuando na defesa dos interesses difusos e coletivos, em especial, na área consumerista e ambiental. É integrante do NEF (Núcleo de Estudos Financeiros) com atuação na área de tributação municipal.

Atualmente é sócio do CP & B – Advogados Associados, professor de Legislação Trabalhista, Teoria do Direito, Direito Tributário e Direito Empresarial do Curso de Direito da UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura, e professor do Curso de Pós-graduação em Controladoria e Finanças onde ministra aulas da disciplina de Gestão de Tributos da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, ambas em Itabuna no Sul da Bahia.

FOTO-JULAY-(20)
Nome: Paulo Sérgio Bomfim Cadeira: 04

Funcionário aposentado do Banco do Brasil e advogado atuante no Sul da Bahia, Graduado em Filosofia…

Clique aqui para ver mais detalhes

Funcionário aposentado do Banco do Brasil e advogado atuante no Sul da Bahia, Graduado em Filosofia; Especialista em Direito Processual Civil e Psicopedagogia; Mestre em Cultura pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professor do Curso de Direito da disciplina Direito Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) em Itabuna – Bahia. Autor do Prefácio do livro Breves Análises Cotidianas (Direitos Editora, 2010) do bacharel em Ciências Jurídicas e idealizador-fundador da ALJUSBA, Vercil Rodrigues.

FOTO-JULAY-(8)
Nome: Cosme Reis Cadeira: 05

Nascido no dia 13 de maio de 1954, no povoado de Mutuns (Itabuna – Bahia), onde se fixava o clã dos Almeida…

Clique aqui para ver mais detalhes

Nascido no dia 13 de maio de 1954, no povoado de Mutuns (Itabuna – Bahia), onde se fixava o clã dos Almeida (Emídio Pereira de Almeida e Vitalina Santana de Almeida), filho de Osvaldo Reis e Waltemir Conceição de Almeida.

O advogado Cosme José dos Reis é Licenciado em Ciências Exatas (Biologia, Química, Matemática e Física), em 1977 Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tendo também alçado a licenciatura plena em Química pela UESC; Durante 25 anos atuou como professor de Química nos colégios: Ação Fraternal de Itabuna/AFI, Colégio Nossa Senhora da Glória, Colégio Nossa Senhora da Vitória (Ilhéus/Bahia), Colégio Divina Providência, Colégio Estadual de Itabuna/CEI, Colégio Comercial de Itabuna, Colégio Firmino Alves e Colégio Gama. Atualmente é Professor de Direito Penal e Processual Penal na Unime/Facsul

Em 20 de julho de 1995 graduou-se com o título de Bacharel em Direito pela UESC e passa atuar como advogado criminalista.

E no Tribunal do Júri já realizou mais de 100 júris, tendo atuado nos últimos 15 anos na condição de advogado, em mais de 3.000 mil processos.